A reposição de hormônios pode ser feita através do uso de cremes, comprimidos, produtos em gel, injeções e outros. Uma outra possibilidade muito utilizada ultimamente é através de implantes hormonais absorvíveis.
Como funciona a técnica?
O procedimento com implantes hormonais absorvíveis consiste em inserir um pequeno “tubinho”, contendo uma quantidade específica de um ou mais hormônios, sob a pele. O procedimento é feito com anestesia local e geralmente é muito bem tolerado pela paciente.
Os hormônios mais utilizados são progesterona, estradiol, estriol, testosterona e gestrinona, mas há outros disponibilizados.
Esses implantes subcutâneos realizam a liberação de hormônios de forma constante e equilibrada, com quantidade mínima por dia. Esse controle da dosagem torna o tratamento muito seguro e assertivo.
Entre as vantagens desta via destacamos:
- Longa duração sem necessidade de uso de medicação diária;
- Baixas doses hormonais;
- Personalização de dose e combinações hormonais;
- Não tem efeito de metabolismo prévio no fígado para agir no organismo;
- Pode ser usado tanto para contracepção quanto para tratamento da menopausa e sintomas relacionados à diminuição da função ovariana.
A maior desvantagem desta via é sua aplicação restrita a profissionais especializados.
Considerando as outras vias de terapia hormonal, podemos dizer que o implante apresenta uso mais restrito pelo fato de necessitar de treinamento especializado para sua inserção e conhecimento técnico para a prescrição adequada dos hormônios disponibilizados por esta via.