O pré-natal é o acompanhamento médico realizado durante a gestação e tem como objetivo prevenir, orientar, esclarecer e diagnosticar qualquer alteração na saúde da gestante ou do bebê.
Durante os primeiros meses as consultas costumam ser mensais; após as 32 – 34 semanas, quinzenais, e semanais durante o término da gestação (37 a 41 semanas). Porém, em situações específicas, pode ser necessário aumentar a frequência, como em casos de gestação de alto risco (algumas das complicações mais comuns são a diabete e quadros de hipertensão).
Durante as consultas é realizado exame físico com a verificação do peso da paciente, aferição da pressão arterial, medição da altura uterina e ausculta dos batimentos cardíacos do feto.
Exames laboratoriais são realizados durante as consultas, como as sorologias, dosagem de vitaminas e investigação de diabetes, rastreamento de doenças da tireoide, tipagem sanguínea e rastreamento de infecção de urina.
Comumente suplementos são prescritos, como o ácido fólico, vitamina D, sulfato ferroso ou seus derivados e ômega 3, por exemplo.
Exames ultrassonográficos são realizados de acordo com a idade gestacional (veja tópico de ultrassonografia).
Nunca é demais lembrar que cada gravidez é única, e, por isso, cada atendimento é individualizado. A frequência das consultas, o número e tipo de ultrassonografias e exames laboratoriais pode variar muito de um caso a outro.
O Dr. Tadeu de Goes é membro da Rede Gestar de Medicina Fetal.
A Rede Gestar de Medicina Fetal é um grupo formado por profissionais altamente especializados e por centros médicos (clínicas, hospitais e laboratórios) de todo o território nacional, que tem como finalidade disponibilizar às gestantes os mais avançados recursos para prevenção, diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico de todas as doenças que podem acometer o feto.
Os objetivos principais da Rede são: garantir contínuo aperfeiçoamento, atualização e integração dos profissionais e das instituições participantes; garantir e facilitar o acesso das gestantes aos centros e profissionais que integram o grupo.
Os especialistas participantes da Rede têm sua formação e atualização continuadas graças a parcerias sólidas entre instituições e profissionais que promovem assistência, ensino e pesquisa.
Devem ser destacados os papéis fundamentais que o Centro Gestar de Medicina Fetal, o CETRUS (Centro de Ensino em Tomografia, Ressonância Magnética e Ultrassonografia), o Hospital do Coração de São Paulo e a Chromosome Medicina Genômica têm na garantia dessa formação continuada e na assistência diferenciada a gestantes provenientes de toda a América Latina.